Nossa história

A data de fundação é 30/10/1983

A história da CUCA começou com o encontro de dois grupos de atletas com o mesmo objetivo: formar uma associação de corredores. Por um lado, já existia a Cocamp (Corredores de Campinas), composta por um grupo que fazia seu ponto de encontro na Lagoa. Esse grupo era formado pelo Claudemir Cerone, Luis Henrique Escudeiro Filho, Edélcio de Souza, Hamilton de Andrade, Vilibaldo Cardoso, Filomema Bergamo (a Filó) e Alexandre Bierrembach de Castro. Por outro lado, um grupo de atletas também se interessava em formalizar numa única entidade, os corredores que – sem organização formal – treinavam na Lagoa. O grupo era composto pelo Luiz Henrique de Freitas (falecido precocemente aos 34 anos de idade), Antonio Marculino e José Antonio dos Reis (Miranda). O encontro do Claudemir e do Luiz Henrique foi casual. Ambos cumpriam suas funções com seus grupos de corrida. Foram até a Prefeitura para se inscreverem e aos colegas, numa prova organizada pelo Exército. O horário não foi previamente combinado. Simplesmente deu certo! Ali mesmo combinaram uma reunião para fundar a nova Associação. A partir daí, exatamente no dia 30 de outubro de 1983, foi criada a CUCA.

A reunião de criação ocorreu na Concha Acústica da Lagoa e nesse dia estavam lá, além dos atletas mencionados, o José Roberto Barbosa, Edilberto Teixeira Chaves, Eli Beraldo da Silva, Edson de Sá, Eurico de Campos, Fernando Silvestre e Idú A. Ribeiro.

O Claudemir e o Luiz Henrique queriam levar para essa reunião de fundação o nome da nova Associação. Inicialmente pensou-se em conservar o nome Cocamp, já existente. Outra sugestão foi COCA (Corredores de Campinas). Por ser um termo que facilmente se associa com outras conotações, a Coca não vingou. Coube ao Luiz Henrique de Freitas trocar uma noite de insônia por um nome. Depois de rolar pela cama sem dormir, pensando na Associação, surgia a CUCA: Corredores Unidos de Campinas. O nome foi legitimado na reunião de fundação.

Terminada a reunião, os participantes já saíram com um pequeno cartaz para divulgar a Cuca. O cartaz trazia no centro um corredor estilizado e a frase: AMIGO COLOQUE A CUCA PRÁ FUNCIONAR. CORRER É VIVER. CORRA VOCÊ TAMBÉM!! CORRA COM A CUCA.

Surtiu efeito. Alguns dias depois novos corredores da Lagoa se associaram ao grupo colaborando para a consolidação da entidade. Assim, o Fedor Krutinski, Antonio Carlos Palmieri, Gelson José Naccaratto e Luiz Cândido de Souza Dias passaram a fazer parte do grupo.

Foi marcada uma nova reunião e elegeu-se a primeira diretoria. E até hoje a CUCA nunca parou, nunca deixou de existir e já se passaram 25 anos.

Fonte: “Para Tirar os Pés do Chão” de Nelson C. Marcellino

Parceiros